Em 2009 nasce, em Portugal, um projeto inovador na área da fruticultura proveniente de catos: O Figo da Índia, com a marca registada CACTACEA.
Introduzida por nós no mercado, a fruta em fresco, algumas variantes provenientes de Itália, Secília.
Usada também na transformação em licores e compotas, o excedente da fruta.
As flores do Figo da Índia são utilizadas como chá.
2011 contribuímos para a formação da 1ª Associação Portuguesa Produtores de Figo da Índia APROFIP.
Desde novembro 2012, dinamizamos workshops partilhando saberes teóricos e práticos e divulgando este cultivo a nível nacional.
Em 2013 introduzimos o cultivo da Pitaya com plantas provenientes dos EUA .
Em 2014, obtivemos a certificação de agricultura biológica e a certificação de viveirista (produtor e fornecedor de matéria verde para novas produções).
Em 2015 , realizamos as primeiras degustações da Pitaya e aumento da área cultivada desta fruteira.
Em 2016 importamos novas variedades de Figo da Índia do México, o qual denominamos de “Melancia” e “Laranjina”. Iniciámos comercialização da Pitaya.
Fomos mentores na angariação/recolha de Figo da índia a nível nacional para exportação e colaboramos com uma empresa neste projeto.
Novembro 2017 participamos, a convite, no primeiro congresso Internacional sobre a Figueira da índia “Tuna, Nopal & Maguey” em San Luis Potosi, no México por intermédio da APROFIP.
Janeiro 2018, participamos no projeto “Invoção e Empreendedorismo” onde apresentamos o nosso projeto em Londres, Inglaterra.
Primavera de 2018 demos início ao nosso 3º Projeto ATLANTIS CACTUS PARK. Este visa dinamizar a quinta, abrindo-a ao turismo com visitas guiadas, realização de eventos, tais como, oficinas temáticas, degustações e lazer.
Park inaugurado a 25 de maio de 2019.
Janeiro de 2019 viagem histórica de visita de estudo sobre técnicas e manipulação do cacto Hylocereus pitaya, foram realizadas reuniões de estudo com algumas identidades locais na vanguarda deste cultivo.
O ponto mais alto desta visita culminou com a celebração de um protocolo cooperativo entre as duas identidades de Agro-turismo, a Portuguesa Atlantis Cactus Park e a Filipina Three Lucky Mountains.